Os tiles, ou ladrilhos, são pequenos quadradinhos com caracteres ou desenhos usados para montar as telas dos jogos 2D desde a geração 8 bits. Os tiles são usados até hoje para criar jogos 2D devido sua facilidade de reuso nas telas dos jogos.
OS tiles se originam do fato de no modo texto básico , SCREEN 0 ou texto avançado SCREEN 1, os caracteres (sim, as letras de texto) são desenhados em quadradinhos na memória do computador. Assim, quando se quer desenhar uma letra, o computador pega o desenho correspondente daquela área de memória e o desenha na tela quantas vezes forem necessárias.
Muitos jogos de MSX, como Zanac e outros, usam a SCREEN 1 com os desenho dos tiles definidos na memoria de padrões mais, a facilidade de sprites provida pela SCREEN1. Assim o efeito de movimento da tela é feito como os tiles sendo redesenhados uma linha para baixo para baixo.
Assim ao criar, jogos 2D a dica é desenhar a tela do jogo em um papel quadriculado, reusando o máximo de padrões de tiles repetidos para economizar memória. Lembres-se que na screen 1 podemos usar uma área visível de até 32 x 24 tiles com até 2kbytes para desenhar os tiles na tabela de padrões da VDP (TMS9918).
Infelizmente a VDP do MSX 1 , a TMS9918, não possui scroll de tela por HW, assim, para simular o efeito de movimento da tela temos que redesenhar os caracteres que serão visíveis na área tela por SW. Lembrando que a área de memória da VDP que define a posição dos tiles é de 768 bytes que vai de 6144 a 6911.
Por hoje é só pessoal,
Abraço forte,
O Editor