segunda-feira, 30 de maio de 2011

Arquitetura e Design : MSX1

A arquitetura básica dos microcomputadores não mudou muito desde os tempos do MSX1 até os modernos PCs de hoje. Evidentemente tivemos, melhoras de processadores, barramentos, memória, fabricação, mas alguns princípios básicos continuam os mesmos.

Vamos dar uma olhada rápida no interior de um do Hotbits brancos 1.1 do nosso Lab.

Inside MSX1
Os módulos que compõem o MSX1 são:
  1. Placa Mãe (oval amarela)
  2. Fonte (oval branca)
  3. Conversor de RF, opcional (oval vermelha)
  4. Teclado, agregado ao gabinete da CPU (oval azul)
Interessante notar que o Hotbit, como a maioria dos MSX1 lançados no resto do mundo, seguia o modelo de gabinete em formato de console, ou seja, CPU e teclado no mesmo gabinete. Este MSX1, também já usava o conceito de placa mãe on-board, tendo placa de som, video, interface cassete incluídos na própria placa mãe. Um conceito usado até hoje, nos PCs modernos. Além e claro dos slots de expansão, que diferente dos PCs de hoje tem no MSX1, seu acesso direto por fora do gabinete e são também conhecidos como: as entradas de cartucho. Assim, se olharmos bem para os nossos PCs com gabinetes torre, vamos ver basicamente a mesma coisa, a fonte, a placa mãe, os slots de expansão e conectores para dispositivos internos e externos.

Meu MSX Hotbit1.2

Quanto ao design, o formato de console usado nos anos 1980, muitas vezes criticado por não ser "tão profisional" quanto os modelos em gabinete desktop, no caso do Hotbit, até que tem um design bem moderno até para os dias de hoje. Um pouco maior que os laptops mais modernos, e com teclado confortável (Semi-profissional), só pena não ter o teclado reduzido como o Expert. Mas, tirando a falta de uma tela LCD, o Hotbit, até que pode ser considerado um pioneiro dos notebooks. Aliais, o que era considerado profissional no passado, ou seja, o micro ter desktop e teclado separado, hoje já nem tanto, pois em muitas empresas o desktop já foi abolido, e os funcionários usam laptops que podem levar para as salas de reunião, em viagens, no homeoffice. Então o fato de vários MSX1 e 2 serem em formato console não o tornavam menos profisionais.

Em outros artigos vamos falar mais sobre a parte eletônica do MSX1, estudando projetos de fonte e conceitos de micropossedadores e computação.

Abraços e até a próxima,
O Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário