sábado, 27 de outubro de 2012

Manutenção: Caracteres deformados no Hotbit

Eu tive um problema de letras deformadas em meu HB8000 original de 1985 1.1, o modelo branco que não tem o logo MSX no teclado. As letras apareciam achatadas (o O, o 0  ou G pareciam um D, mas não em todas as posições da tela). Esse defeito era no conversor de RF. Os primeiros HB fabricados em 1985 não tinham um conversor de RF muito eficiente. Alias esses dispositivos e os de alguns videogames de 8 bits geravam interferências em TVs próximas e eram o terror das irmãs que assistiam as novelas. Meu pai até havia imposto um horário para eu ligar meu Hotbit. Há artigos informando que a fabrica melhorou o conversor de RF a partir do HB preto 1.2. Eu tenho esse versão e realmente a imagem parece melhor que os meus HB brancos (mesmos os mais novos de 1986 e 1987 são que já apresentam o logo MSX acima das teclas de setas, no teclado). Porém se o problema for caracteres com pixels estranhos o problema pode estar na ROM que contem o mapa de caracteres. Neste caso o problema pode estar no CI da ROM que contem o mapa de caracteres. Recomendo neste caso testar o aparelho com um cartucho de jogo e ver o que acontece. Se funcionar sem o problema pode estar mesmo no CI da ROM cujos caracteres não serão usados pelo jogo. O fato é que é melhor abrir o aparelho e fazer uma revisão completa.

Abraços,
O Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário