domingo, 20 de novembro de 2016

Review: MSX Cartucho SD Mapper/Megaram 512kB


Cartucho leitor duplo SD Mapper/Megaram 512kB
(projeto do Fabio Belavenuto e PCB do Luciano Sturaro)

Apesar de ser legal relembrar o carregamento de jogos e programas no MSX via porta cassete queria uma interface de floppy emuladora USB. Porém o preço de uma interface IDE, o de um emulador de disquete USB e mais a fonte ia sair muito caro (melhor custo beneficio comprar um MSX que vem com interface e drive no pacote). Mas me deparei com outro item desejado no ML: O cartucho leitor duplo SD Mapper/Megaram 512kB, projeto do Fabio Belavenuto e PCB do Luciano Sturaro. Nota1: Quando aparece no ML para vender tem que comprar logo pois acaba rápido. Nota-2: Não estou certo se este cartucho  funciona ou não nos Expert plus e DD plus que tem slots expandidos e fazerem uso do BUSDIR, que apesar de ser parte do padrão MSX, não sei se o cartucho está adaptado a esta funcionalidade. Segundo a documentação do mesmo do github , quando a função mapper/megaram esta desativada o expansor de slots é desativado e com isso a função SD poderia ser usada em slots expandidos.

O cartucho leitor duplo SD Mapper/Megaram 512kB além de prover o MSX com uma megaram 512kB e uma mapper de 512kB tem dois leitores de cartão SD que funcionam de modo similar aos floppy disks e HDs. Este modelo suporta o formato FAT12 do MSX-DOS 2.x e o FAT16 do PC via sistema Nextor-DOS do Konamiman (Ver post anterior). Sendo assim podemos ler e gravar arquivos no PC ou MSX com SD formatado em FAT16, inclusive, com suporte a subdiretórios. É até possível editar arquivos texto e binários nos dois sistemas. Uma chave ativa a função mapper/megaram e ativa extensão de slots, uma outra seleciona entre o modo mapper ou modo megaram.

Tela do Nextor DOS 2

Os comandos do Nextor-DOS, que está na versão 2, são os mesmos do MSX-DOS 2.31 com 100% de compatibilidade nominal. Para tanto é necessário ativar a chave mapper no cartucho de outro modo será possível usar somente o BASIC de disco ou o MSX-DOS-1.




 
Hotbit:1.1 é nois na Fita

O meu cartucho veio com um SD card de 2G brinde e aparentemente o sistema suporta SD de 4G. Eu conectei um segundo SD de 512kB sem problemas. É possível ler arquivos .BAS, ROMs e SDK e usar vários aplicativos para MSX-DOS normalmente. 

Também é possível conectar um floppy disk ao slot 2 do MSX e carregar jogos de megaram no cartucho (em modo megaram) que esta no slot1.Nos anos 1980 e 1990, nem sonhávamos com isso - a propaganda dos drivers do Hotbit à epoca exaltavam os 720k com dois disk drivers! - mas este cartucho SD tornou meu Hotbit com maior "HD" que meu PC 200MMX de 1997 que tinha um HD de 2G! E sem contar que o cartucho SD é solid state! 

Ainda estou fazendo testes, mas até agora tudo ok. Fica o agradecimento ao pessoal da comunidade MSX que dedicou tempo projetando e fabricando o HW e SW que mantêm vivos nossos MSX e cada vez mais poderosos.

Abraços,
O Editor

  

7 comentários:

  1. Olá! Estou bastante interessado nessa SD Mapper. No entanto não tenho encontrado nenhuma a venda. Você tem algum link direto ou e-mail no qual eu possa solicitar uma por encomenda? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato comigo, segunda feira vou colocar 2 unidades no mercado livre. pmaluf@gmail.com

      Excluir
  2. Olá Sady,

    Você tem que monitorar o sites de leilão periodicamente para ver se aparece mais uma leva de cartuchos para comprar.

    ResponderExcluir
  3. A quem possa se interessar, tenho algumas unidades disponiveis para pronta entrega, atualizada que inclusive funciona no plus/DDplus. fractal2000 at email do google.

    ResponderExcluir
  4. Hi! I'm interested in the transparent cartridge case. Where can I buy one?

    ResponderExcluir
  5. Hola Natalia,
    You can try to find the transparent cartrige case in sites like eBay, or Mercado Livre (Brazil). You can try to buy one with fractal2000 @ gmail.com.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  6. Ola. Eu tenho um hotbit 1.0. O que eu preciso para rodar os jogos de megaram que estao na listagem do cartao sd? Com um cartao mapper/megaram se o switch fica virado para mapper o nextor funciona porem os jogos de megaram nao funcionam. Se eu mudo o switch para o modo megaram o nextor nao funciona e vai para o basic e nao consigo acessar o conteúdo do sd. Como fazer? Algum manual com instruções?

    Meu equipamento atualmente:
    Hotbit 1.0
    Megaram disk Ddx 256kb (nao sei usar)
    Cartucho sd mapper megaram do fabio belavenuto ( nao sei por pra rodar jogos de megaram 1.0)

    ResponderExcluir