domingo, 17 de dezembro de 2017

Review: Uzix, o Unix para MSX

Ultimamente tenho usado muito o Linux em casa e no trabalho e estou estudando para certificação LPI. Também usei o Solaris por muitos anos, mas ainda não conhecia o Uzix, uma implementação de Unix para o MSX criado pelo Adriano Cunha e amigos.

Resolvi testa-lo, por hora, só consegui  testa-lo no emulador RuMSX (não consgui rodar no BlueMSX) e achei muito interessante. Devido ainda estar em desenvolvimento o Uzix ainda não suporta todos os comandos do Unix ou do GNU/Linux.
Há duas versões o Uzix 1.0  de 32k e o Uzix 2.0 (0.2.) que suporta mais features mas ainda está em versão preliminar.

Baixei a imagem .dsk e carreguei no drive A do RuMSX configurado para MSX2.0. O login inicial do sistema é root, user, ou guest. No site do Uzix também tem uma imagem .dsk de aplicativos (tail, head, cal, etc) que carreguei no drive B e montei com  mount /etc/fd1 /mnt.



O Uzix 2.0 também tem um emulador de DOS (dosemu) e uma versão de basic. Aguns comandos que testei foram o ls, ps, top, mount, cat e tee. Infelizmente o projeto parece não ser atualizado a alguns anos, mas o codigo fonte está disponivel para quem quiser se aventurar no desenvolvimento.

Existe também uma versão 1.0 do Uzix que roda em MSX1. Assim que testar no MSX real, que precisa ter mapper posto um update.

Abraços,
O Editor

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem! Tentei achar seu contato para enviar um email pedindo uma ajuda, se possível.
    Tenho um HOTBIT HB-8000 Preto e parou no nada de ligar. Ligo não acende os leds, mas ao desligar, depois de 2 segundos, o led vermelho fica uma vez.
    Poderia me ajudar com alguma dica?

    Obrigado,

    Guga Thomé

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. 1) abra a tampa do cartucho principal (superior) com o dedo e feche-a. Depois tente ligar o micro. Está tampa tem um chave que desliga o micro quando abre e pode não ter voltado a posição normal devido a idade. Pode ser isso já que você disse que o led pisca ao desligar a chave power. Eu já tive este problema. tenta ligar com um cartucho também.

      2) abra o hotbit verifique os valores da fonte. Veja manual de serviço do hotbot em www.msxpro.com/esquemas.html.

      3) abra o hotbit e remova o teclado desconectando o cabo da placa mãe e tenta ligar o micro com e sem cartucho. veja foto em http://msxhobby.blogspot.com.br/2011/05/manutencao-hotbit-hb8000-mal-contato-no.html
      Se funcionar deve ser a chave da tampa de abrir do slot superior de cartucho.

      4) Se não for nehum dos 3 aí é mais complicado, tem que levar à um técnico em eletrônica. Eles custumam achar melhor o problem que nós engenheiros.

      Excluir