Olá Pessoal,
Recentemente, depois de muitos anos, descobri que o melhor tipo de fita cassete para dados é a Type I bias normal feita de Óxido Metal.
Não a toa o manual do gravador do Hotbit, da Sharp, o HB-2400 continha uma nota informando para usar somente fitas Type I bias normal e, evitar as de Cromo e ferro extra. Estas últimas, são boas para gravações de áudio, mas não para dados , devidos a melhor gravação em determinadas frequências.
Infelizmente, devido a pouco informação na época se pensava que era melhor usar uma fita de "melhor qualidade" do que a Type I. Um equívoco que custava muitos erros de leitura no MSX, dada a maior dificuldade do micro "escutar" uma onde de áudio não otimizada.
Após a reparação do meu HB-2400 pude constatar que a gravação e leitura de dados foi mais bem sucedida com as fitas Type I bias normal, mesmo as com mais de 20 anos de uso.
Hoje o uso do gravador é mais nostálgico do que eficiente devido a facilidade de usar notebooks e players com carga rápida, vide outro post neste blog. Mas se quiser gravar dados com um gravador cassete, fica a dica de usar a Type I.
Abraços,
O editor
Olá!
ResponderExcluirTive a felicidade de encontrar este blog com inúmeras dicas e informações sobre MSX! Excelente mesmo! Estou lendo tudo que encontro aqui!
Recentemente, comprei alguns datacorders da Gradiente, Sharp e Philips. Lendo o manual de serviço da Gradiente, vi que há vários ajustes e calibração do DR-1 que acredito serem válidos para para o datacorder da Sharp e etc. Os ajustes/calibração que constam no respectivo manual são:
1) Desmagnetização
2) Torque do Auto-Stop
3) Remote Control
4) Rotação "Wow" & "Flutter"
5) Azimuth
6) Resposta de frequência REC/Play
7) Apagamento
8) Ruído em Play
Gostaria de enviar estes datacorders para alguma oficia ou alguém munido com os recursos necessários para realizar tais testes, ajustes e troca de algum componente caso necessário. Poderia recomendar algumas oficinas ou especialistas para dar uma geral nessas "crianças"?
Agradeço qualquer ajuda!
Abraço e parabéns por este excelente blog!
Marcos Pereira
Rio de Janeiro
Olá Marcos,
ResponderExcluirMuito Obrigados pelo seus comentários!
Os ajustes que você indicou são válidos para qualquer gravador cassete.
O datacorder da Gradiente é um pouco mais difícil de trabalhar dado seu tamanho reduzido. Já o da Sharp tem a parte eletrônica muito boa mas o sistema de torque dele é problemático com o sistema de polia de borracha.
Eu pessoalmente não conserto estes gravadores profissionalmente. O grande problema é a falte de peças. Procure por anúncios no Mercado Livre que lá há pessoas que oferecem estes serviços. Você pode procurar técnicos em eletrônica que trabalharam nos anos 80 e 90 que podem te ajudar.
Boa sorte e fique de olho no blog.