Nós que curtimos o MSX e retro computação não podemos negar que o padrão morreu mas muitas vezes pensamos em como ressuscita-lo.
Creio que a nível de HW seria muito difícil algum fabricante pensar em um conceito MSX visto que até os fabricantes de consoles de videogames da ultima geração estão usando arquiteturas parecidas com a do PC.
Em sua época de lançamento o MSX fazia concorrência aos videogames de seu período e era uma boa alternativa aos caros PCs que nem placa de video ou monitor coloridos tinham em suas versões mais baratas. O MSX servia além de jogos, como ferramenta para fazer trabalhos escolares, da faculdade, pesquisadores, aprender programação e computação.
Então pensei, e se tivéssemos uma plataforma de software que fosse mais que um simples emulador, mas uma máquina virtual que além de compatível com o MSX original estendesse suas capacidades?
Poderíamos estender o BASIC (Eca! Ok, ou criar ou usar outra linguagem) para trabalhar facilmente com desenhos 3D e programar jogos da mesma maneira divertida que era em BASIC.
Esta MSX VM ou OS, seria instalada em um PC de forma a resgatar as caracteríssticas que faziam do MSX um computador divertido para programar além de poder se otimizada para fazer frente aos videgames de última geração.
Bom, esta lançada a ideia. Se alguém ver este artigo, por favor comente, pode ser em Inglês ou Espanhol mesmo.
Abraços,
O Editor
Me passou pela cabeça, algo semelhante. Tenho um MSX da Gradiente numa caixa. Como não quero ficar tirando e colocando ele da caixa, pensei que poderia existir algo semelhante à sua idéia. Muito interessante, sua postagem. Abraços.
ResponderExcluir