domingo, 17 de abril de 2011

Manutenção: Recuperação do Gravador HB-2400

Este HB-2400 de 1987, não estava girando a fita quando em modo play.


Para referencia consulte o Manual de Serviço do HB-2400 que vc pode encontrar lá no site da msxpro http://www.msxpro.com/hardware/esquemas/hb-2400.zip. Esse tutorial numera as peças conforme as páginas 11 e 12 do manual.  Veja as páginas 7 e 8 para figuras detalhadas de como desmontar o aparelho.


Após desmonta o aparelho detectei que a polia  (pc146) que vai da dentro da bucha (pc143) tinha desintegrado. Como consequência não havia contato com a polia (pc147) que gira o bobinador da direita (pc117). Aliais, as polias pc146 e pc147 são o calcanhar de Aquiles deste gravador. Quando gastas o aparelho nem tem força para girar a fita.

Na falta de peças, o jeito foi improvisar ala McGiver e usar um a daquelas borrachinhas de torneira, também conhecidas como courinho que podem ser encontradas em qualquer supermercado.


Usei uma daquelas em que o "cogumelo" e inteiro de borracha. Cortei o "caule" no tamnho de 4 a 5 mm e perfurei com uma agulha de costura. Caiu quase como uma luva e coube certinho na bucha(pc143). Note que é importante que o furo seja feito bem no centro da peça para que o funcionamento seja perfeito.

Cuidado ao retirar e recolocar o volante (p119), será preciso afastar um pouco a placa de circuito impresso. è preciso cuidado pois ao remover a placa pra não danificar as partes mecanicas e as delicadas chaves de contato geral e chave remoto.



Após furar a nossa nova polia com a agulha de costura, insira a mesma  na bucha (pc143) e logo após re-insira cuidadosamente o volante (pc119) em seu lugar pressionando para que o eixo do mesmo encaixa na polia (pc146) que vai dentro da bucha (143). Em seguida é só remontar o aparelho. Você verá que agora, quando em play, a fita gira satisfatoriamente.


Outro ponto importante se o gravador apresentar baixa rotação, ou torque, é trocar a correia principal maior Modelo padrão TR2. A correia do contador é a K5.

 Abraços,
 O Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário