domingo, 29 de maio de 2011

Comparativo: MSX1 versus videogames de 8bits

   Os microcomputadores e consoles de videogames sempre disputaram a preferência dos gamers. Até hoje, há quem prefira os jogos de PC equipados com os poderosos processadores de multiplos núcleos e modernas placas 3D. Mas, há também aqueles que preferem os consoles de última geração com sensores de movimento. E também, temos os que curtem os dois.

   Essa evolução paralela dos computadores e consoles no mundo dos games vem desde antes da época do MSX. Hoje, PC e consoles estão equilibrados em qualidade gráfica, mas de modo geral, os consoles de videogame sempre foram máquinas desenvolvidas especialmente para jogos, mas os micros sempre estivaram na briga em posição de vanguarda.

   Na area de jogos, o MSX1 que foi desenvolvido em 1983, já estava muito além dos videgames de 2a geração e seus gráficos totalmente quadrados. Pela primeira vez, os personagens do games começavam a tomar formas de cartoons e desenho animado, e os jogos já eram mais elaborados.

   Mas uma coisa, sempre me intrigou, em relação ao MSX1 em relação aos video games de 8 bits dos anos 80, que já apresentavam jogos mais elaborados com scroll vertical e horizontal e jogos com enredo e final. O MSX1 e o master system da sega, lançado em 1986, por exemplo, tinham praticamente os mesmo componentes. Ambos, usavam o Z80A como CPU,o TMS9918 com GPU e tinham os mesmos 16k de VRAM com resolução de 256×192. O conector de cartuchos também era de 50 pinos e a RAM do MSX1 era de 64k contra 8k do MS. Por quê, então os jogos do console eram melhores do que os do MSX1? Onde estava a diferença? Um dos fatores se deve ao fato que os jogos de MSX1 foram pioneiros e os desenvolvedores ainda estavam desvendando as técnicas de programação. Outro ponto é que os jogos de MSX1 tinham em sua maioria 16k a 32k, pois durante muito tempo a interface principal do MSX1 era o gravador cassete. Já os jogos mais simples dos videogames de 8bits tinham 128k, o que só foi alcançado pelo MSX1 através dos cartuchos Megarom, também de 128k. Vale lembrar, que o mercado indicava a memória dos computadores em kbytes e dos videogames em kbits, sendo que um byte contém 8bits. Assim um jogo de console com cartucho de 1Mbit tinha na verdade 128kbytes e um de 4Mbits equivalia a 512kbytes. Outro ponto era que o MSX1 suportava 32 sprites monocromaticos contra 64 sprites multicolor do ms. Assim, creio que as tabelas de atributos de video e a maneira de usar o GPU (incluindo capacidade de scroll, não suportado nativamente pelo MSX1) eram mais elaborados nos consoles de 8bits. Parce que o ms usava uma versão melhorada da VDP derivada da TMS9918 e isso já fazia grande diferença que só seria superada pelo MSX2 lançado no Japão em 1985. Mas isso é história para outro post.

Abraços,
O Editor

Um comentário:

  1. Gostei do seu post, mas ficou uma sensação de... Falta alguma coisa.

    Claro que houve a comparação com o Master, mas e o Nintendo? Esse pode ser o ponto que falta em relação a essa 'disputa' entre videogame e computador.

    ResponderExcluir