quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manutenção: HotBit HB8000 - mau contato no teclado

Um dos Hotbits brancos HB8000 do MSX Hobby estava apresentando problemas de imagem falhando e caracteres sumindo e led da fonte e capslock falhando. Aparentemente um problema de mau contato em algum lugar.

Você pode achar o Manual de manutenção do HB8000 no site da msxpro (www.msxpro.com/esquemas.html).

O primeiro passo é remover os quatro parafusos da parte inferior do micro e vira-lo de cabeça para cima e suspender a tampa do teclado.

Desconecte o conector do teclado que fica a direita e logo abaixo da entrada de cartucho superior.
Separe o teclado e coloque o micro para funcionar com um cartucho de game. O Hotbit funciona sem o teclado.

Após deixar o micro funcionando por algum tempo, sem o teclado, verifique se o problema de mau contato do vídeo não ocorre. No meu caso, o culpado era o teclado mesmo.

A parte superior do Hotbit incorpora o teclado e a chave on/off que é acionada ao abrir a tampa do slot1 (superior). Essa chave está ligada ao conector do teclado e faz o desligamento da fonte ao abrir a tampa do cartucho. Se a chave estiver com defeito na posição aberta o micro não vai ligar.

Usando um multímetro na posição de teste de continuidade, verifique o contato da chave on/off da abertura do slot. Se necessário desmonte o teclado da parte superior e proceda a limpeza interna do mesmo, também procurando por pontos de  mal contato e curto.

Use um aspirador e um bastonete de algodão levemente umedecido para limpar as placas de circuito impresso do Hotbit. Depois é só remontar o aparelho.

 Abraços,
O Editor

5 comentários:

  1. Olá amigo, tenho um HotBit HB8000 branco e do nada a imagem ficou preto e branco. O que poderia ser ? Já verifiquei o sistema de cores da tv e o cabo e estão ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan,

      Primeiro tente ligar ele em outra TV para testar.
      Você está ligando ele na tv via RF ou via cabo de video?
      Pode ser um problema no CI de video ou no conversor de RF do Hotbit.

      Excluir
  2. Tenho um hotbit preto com ddx e disquetes. Estou vendendo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um MSX Hotbit HB-8000 que começou a apresentar o seguinte problema.
    Quando ele esquenta um pouco, ou carrego um jogo via interface do cassette, o som fica estranho, como se o chip de som estivesse tocando as notas erradas.
    Nem resetar o micro ou desligar/ligar resolve.
    O problema desaparece depois que desligo e ele esfria, mas sempre retorna.
    Você tem ideia do que pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Oi Clber,

    Tem que abri-lo e ver se o fonte esta entregando as tensões corretas para placa antes e depois que ele ficar quente. Também pode ser defeito no próprio chip de som, ou componentes próximos a ele.

    ResponderExcluir