quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manutenção: MSX, CIs de Memória com defeito.

Um dos famigerados problemas enfrentados por donos de MSX ( e também dos técnicos) no final dos anos 1980 e começo de 1990 era o micro travando e resetando logo em seguida. Você rodava um jogo e de repente, do nada, ele travava e resetava entrando no basic.

Já no começo dos anos 1990, pelo menos nos casos dos Hotbits que tinham chips soldados, ao contrário dos Experts que eram socketizados, as assistências faziam a troca da placa mãe inteira, apenas preservando o conversor de RF e a fonte. O meu 1o Hotbit de 1985 acabou com uma placa que tinha o conector da impressora azul (nota: os originais eram pretos). O problema é que seguindo esse tipo de estratégia, poderia acabar com uma placa com outro defeito, e não descobrir o problema original. Dado os sintomas e após ler informação sobre o assunto os culpados neste caso eram os CIs de memória. Parece que por volta do final dos anos 1980 saiu no mercado um lote de CIs de memória com defeito. Quando o Z80 fazia acesso ao endereço de memória do CI defeituoso o micro travava e resetava. Aparentemente já na época de decadência dos MSX no Brasil, por volta de 1992, a manutenção dos MSX nacionais com placas mães que eram substituídas por inteiro, já tinham uma leva de chips ok. Felizmente nenhum dos Hotbits de minha coleção atual apresentaram esse problema e aparentemente todos já foram abertos antes e passaram por manutenção.
Se você enfrentar esse tipo de problema a dica e verificar os CIs de memória, que no caso do Hotbit, são os CIs de no 34 até o 41, conforme indicado abaixo.

Abraços,
O Editor

2 comentários:

  1. Cara, encontrei um msx hb 8000 na casa da minha vó, ela disse que comprou mas nunca ter usado, ele está realmente novo, mas ao conseguir ligar, ele dá boot no sistema só que as letras na tela estão todas com artefatos, dá pra ver que ele está funcionando, vc escreve e tal, mas não dá pra ler o que está na tela por causa dos artefatos nas letras, vc teria alguma idéia do que pode ser? Ótimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não sei exatamente o que você quer dizer com artefatos. Se as letras estão deformadas ou com pixels estranhos.
    Eu tive um problema de letras deformadas em meu HB8000 original de 1985, onde as letras apareciam achatadas (um O parecia um D, mas não em todas as posições da tela). Esse defeito era no conversor de RF. Os primeiros HB fabricados em 1985 não tinham um conversor de RF muito eficiente e há artigos informando que a fabrica melhorou o mesmo a partir do HB preto 1.2. Eu tenho esse versão e realmente a imagem parece melhor que os HB brancos (os mais antigos são os que não tem o logo MSX acima das teclas de setas, no teclado). Porém se o problemar for caracteres com pixels estranhos o problema pode estar na ROM que contem o mapa de characteres. neste caso vc tem que trocar o CI da ROM. Tente conseguir um cartucho e testar o aprelho com um jogo e ver o que acontesse. Se funcionar sem o problema pode estar mesmo no CI da ROM cujos caracteres não serão usados pelo jogo. O fato é que é melhor abrir o aparelho e fazer uma revisão completa.

    Boa sorte,
    O Editor

    ResponderExcluir