Vamos rever algumas características do MSX:
- Projetado para ser expandido e atualizado
- Linguagem de programação de fácil aprendizado, o BASIC
- Linguagem de programação Assembly com total controle sobre o hardware
- Boa capacidade gráfica e sonora para sua época
- Boa capacidade de jogos para sua época
- Boa gama de periféricos
- Aplicações versáteis como: terminal, controlador MIDI, entre outros.
- Design compacto, fácil de carregar, ou tipo console
- Dispositivos on-board, Placa de vídeo, placa de som, conexão a periféricos, fonte.
Já os mais avançados faziam programas em Assembly, estudavam computação e eletrônica e até hoje, há que faça projetos p/ MSX: interfaces novas para armazenamento, use de joysticks de outros videogames, novas placas de upgrade, entre outros.
Quanto a transportar o conceito MSX aos dias de hoje, há de se pensar o que os notebooks de hoje e as plaquinhas de desenvolvimento não tem, ou podem ter que um projeto MSX teria. Olhando as características acima, talvez poderíamos pensar num console que fosse tanto um vídeo game de ultima geração quanto um micro de fácil programação, que pudesse ser expandido, ser usado para controlar outros dispositivos, ser de fácil uso para recursos educacionais e de pesquisa, ter uma comunidade de desenvolvimento de HW e SW, e de quebra, ter um preço acessível.
Abraços,
O Editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário