sábado, 19 de janeiro de 2013

O Fator MSX

O que fazia do MSX um micro tão divertido? O que fazia do MSX um MSX? Qual o conceito? Como seria o MSX nos dias de hoje? Por que usar um MSX ao invés de um Micro moderno ou um das pequenas placas de desenvolvimento modernas?

Vamos rever algumas características do MSX:
  • Projetado para ser expandido e atualizado
  • Linguagem de programação de fácil aprendizado, o BASIC
  • Linguagem de programação Assembly com total controle sobre o hardware
  • Boa capacidade gráfica e sonora para sua época
  • Boa capacidade de jogos para sua época
  • Boa gama de periféricos
  • Aplicações versáteis como: terminal, controlador MIDI, entre outros.
  • Design compacto, fácil de carregar, ou tipo console
  • Dispositivos on-board, Placa de vídeo, placa de som, conexão a periféricos, fonte.
Uma das diversões maiores era no aprendizado da linguagem BASIC, onde a familia podia aprender os conceitos de computação, programar joguinhos simples, gráficos e jogar video game.

Já os mais avançados faziam programas em Assembly, estudavam computação e eletrônica e até hoje, há que faça projetos p/ MSX: interfaces novas para armazenamento, use de joysticks de outros videogames, novas placas de upgrade, entre outros.

Quanto a transportar o conceito MSX aos dias de hoje, há de se pensar o que os notebooks de hoje e as plaquinhas de desenvolvimento não tem, ou podem ter que um projeto MSX teria. Olhando as características acima, talvez poderíamos pensar num console que fosse tanto um vídeo game de ultima geração quanto um micro de fácil programação, que pudesse ser expandido, ser usado para controlar outros dispositivos, ser de fácil uso para recursos educacionais e de pesquisa, ter uma comunidade de desenvolvimento de HW e SW, e de quebra, ter um preço acessível.

Abraços,
O Editor

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