domingo, 1 de maio de 2011

Manutenção: Dicas Datacorder DR1

Esse Datacorder DR1 não estava travando as teclas Load, RW e FW, era preciso ficar segurando as teclas pois as mesmas não travavam.


Após aberto o aparelho, foi constatado que a peça que faz o travamento quando precionado a tecla Load, não estava retornando a posição de travamento. Apesar da mola que a prende estar ok, devido a sugeira acumulado no interior do aparelho a peça não estava retornando a posição de trava.


Para referencia na desmontagem do gravador veja o manual de serviço que você pode achar no site da msxpro http://www.msxpro.com/hardware/esquemas/dr-1.zip .

Vista interna do Datacoder do MSX Expert

Uma dica para quem não quiser abrir o aparelho e usar a tecla pause como auxiliar. Essa tecla provoca o retorno da peça de travamento ao seu lugar correto. Assim, antes de precionar as teclas Save, Load, RW ou FF, basta presionar a tecla Pause primeiro, e depois segurar a tecla desejada presionando a mesma até o final, dpois liberar a tecla Pause. Apos isso ocorrera o travamento da tecla desejada e é so solta-la.

Se a alternativa, acima, usando a tecla Pause não for satisfatoria será necessario proceder a desmontagem e limpeza do mecanismo de travamento mecânico. Será preciso remover primeiro a placa de circuito impresso.

Infelizmente, devido a idade do aparelho e ao descobrir a possibilidade de usar a tecla Pause para contornar o problema, decidi não correr mais riscos. Se for necessario prosseguir será preciso usar como referencia o manual de serviço já citado acima.

Atenção na recolocação da placa de circuito impresso, que deve ser recolocala de forma que as peças de reacionamento das chaves on/off sejam encaixados na posição correta, conforme indicado, abaixo. São essas chaves que  (Switches) dão o contado do motor quando as teclas de função são precionadas. Se a recoloação for feita de forma incorreta o gravador não irá mais funcionar.

Chave on/off  Load/Save



Chave on/off rwd/fwd


Abraços,
O Editor


Um comentário:

  1. Legal para matar a saudade e para quem ainda faz alguma mautenção desses equipamentos. Tomei a liberdade e postei em meu site uma dica duvulgando o MSX Hobby. O endereço é:

    http://www.bdibbs.com.br/2011/dica-de-blog-msx-hobby

    Convido você a bolar um artigo sobre o MSX e publicar no BDI BBS, pode divulgar o que desejar.

    Um abraço,

    Lauro Faria
    www.bdibbs.com.br

    ResponderExcluir